top of page

Movimento Empresa Júnior

 

          O que é hoje um movimento de Empresas Juniores difundido pelo mundo inteiro, surgiu na França no ano de 1967. Os objetivos do movimento eram realizar estudos de mercado, suprir a carência de experiências práticas na graduação e diminuir a distância das empresas do mercado com os estudantes. Surge, precisamente em Paris, na ESSEC (L'Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris),  a primeira empresa júnior, voltada a dar consultoria a empresas de mercado. Depois disso, vários outros cursos e, posteriormente universidades, aderiram a ideia.
       Quase 15 anos depois, em 1980, surge no Brasil, por parte da Câmara de Comécio Brasil-França, o conceito de empresa júnior. E, finalmente em 1988 nasce a primeira empresa júnior brasileira, Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, o Brasil é o país que possui maior número de EJs. As Federações se encontram presentes no Distrito Federal e nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Hoje, existem mais de 23.000 universitários espalhados por cerca de 700 Empresas juniores, realizando mais de 3.000 projetos por ano.

 

 

 

 O que é o Movimento de Empresas Juniores (MEJ)?

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior):

         Com o aparecimento de muitas outras EJ, surgiu a necessidade de uma entidade que pudesse regulamentá-las. Em 2003, criou-se a Brasil Júnior (Confederação das Empresas Juniores do Brasil). Seu papel é repassar e propor novas diretrizes nacionais às instituições federais, para que possam regulamentar as atividades das empresas juniores em todo o Brasil. Visa promover também a integração de empresários juniores, para que haja troca de conhecimento e informação, fazendo emergir empreendedores em potencial.

Sendo assim, para que possa haver organização em nível nacional, a Brasil Júnior conta com a colaboração de Federações de Empresas Juniores espalhadas pelos estados brasileiros. Aqui no Distrito Federal temos a Concentro - Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal, criada em 1999, para que pudesse representar os interesses das EJs e dar subsídio para o fortalecimento do MEJ no DF.

bottom of page